Reservas
+55 75 3652-1075 / +55 75 3652-1122

Morro de São Paulo - Bahia

  • morro-de-sao-paulo-bahia-brazil-ilha-da-saudade
  • MORRO6
  • MORRO1

História: As terras do município de Cairu formam um arquipélago composto de 26 ilhas, sendo 23 ilhotas sem expressão e 3 ilhas habitadas.A ilha de Tinharé, onde além de outras povoações estão situadas as Vilas de Galeão, Gamboa e o Povoado de Garapuá, é a mais importante destacando-se pela sua importância como atração turística.

O Povoado de Morro de São Paulo originou-se coma construção da Fortaleza de Morro de São Paulo no século XVII entre os anos de 1628 a 1630. No recinto da fortificação haviam 58 peças de canhão, casa de comando, quartel, casa de pólvora, presídio e a capela de Nossa Senhora da Luz, e no alto do morro, corpo de guarda, casa do capelão e outros edifícios.

Com a finalidade de prover o abastecimento de água à guarnição da Fortaleza e aos habitantes do povoado, foi construído em 1746 o primeiro sistema público de distribuição de água, hoje denominado Fonte Grande. Esta fortaleza, hoje em ruínas, foi tombada pelo Patrimônio Nacional.
O conjunto era ainda composto de um Portaló que hoje dá acesso ao Porto de Morro de São Paulo e ainda possui placa comemorativa de sua inauguração por D.Pedro II.
Conhecer Morro de São Paulo é se encantar com um mundo inteiramente novo. Um lugar maravilhoso, que consegue reunir a beleza de suas praias à exuberância da sua vegetação.

Reúne o esplendor da natureza em toda a sua plenitude sendo um verdadeiro paraíso para o turismo conhecido internacionalmente.

Fechar